A síntese é uma fonte de clareza que facilita o entendimento. Como dizia São Tomás de Aquino, a síntese é sempre melhor que a dispersão, pois esta é frágil e sempre ocasiona a derrota. A dispersão torna o simples difícil de ser compreendido e cria uma falsa complexidade, levando o povo ao alheamento e/ou ao entendimento equivocado da realidade.
Digo isso porque Maués passa por um momento bastante delicado de sua existência. Estamos perdendo nosso dinamismo econômico, estamos perdendo talentos para outras localidades amazonenses,  pois os jovens saem daqui em busca de oportunidade em cidades mais dinâmicas. E, também, estamos perdendo jovens para a prostituição, para o tráfico e para a miséria.
Um ambiente de divisões é propício a derrotas! Os sinceros, honestos e comprometidos com o progresso devem estar no mesmo campo de batalha, lado a lado, não se confrontando. Sem a união de ideais, sem a concórdia, sem projetos, sem solidariedade, sem a parceria política será difícil a um líder municipal, ter força suficiente para administrar o município de Maués,  com eficiência, criatividade e eficácia administrativa; fatores necessários para resgatar a economia e a dignidade dos trabalhadores e empreendedores locais.
Afonso Pena, presidente da República do Brasil de 1906 a 1909, dizia que “a beleza da democracia é que nela ninguém pode tudo, nem pode sempre”. Palavras sábias que cabem bem a esse momento de encruzilhada política na qual se vive em Maués. Uns querendo se manter na prefeitura, ou voltar a ela, mesmo sendo os responsáveis diretos por colocarem o município no caos econômico e social vivido atualmente. Outros buscando retomar o caminho do desenvolvimento.
Por isso sábia e coerente é a união dos iguais, buscando a coesão dos que tem por missão a eliminação da miséria dos lares dos 75% de maueenses pobres. Simplificar, sintetizar, é buscar a unidade dos candidatos de oposição em torno de um só candidato, facilitando o voto do povo em alguém que incorpore a oportunidade de mudança e as melhores propostas para o progresso econômico e social de Maués.
Essa é a maneira certa de vencer os poderosos e enganadores!