Após garantir a Suframa, parlamentares indicaram nomes para Caixa, Banco da Amazônia (Basa) e Amazonas Energia.

Um grupo de parlamentares da bancada do Amazonas foi bater às portas do Ministério de Relações Institucionais para reivindicar a nomeação de presidentes, diretores e superintendentes de órgãos da administração federal no Amazonas, que tem 21 representações do Poder Executivo e um quadro funcional de 14.959 servidores, sendo 9.284 ativos.

Para comandar esse “exército”, estima-se que haja cerca de 30 cargos de chefia no Estado. Pelo menos, cinco postos têm consenso e já foram indicados pela bancada: Suframa, Caixa Econômica Federal, Basa e Amazonas Energia.

Na reunião com a ministra Ideli Salvatti, realizada na última quinta-feira, 24, com quatro representantes da bancada amazonense, o nome do secretário-executivo da Secretaria Estadual da Fazenda, Thomaz Nogueira, foi confirmado para a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

 O currículo e a vida pregressa do técnico passaram pelo crivo da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e aprovado por todos os setores do Governo. “Ainda não há uma data formal para essa nomeação, mas existe a expectativa de que isso seja feito no próximo dia 7 de dezembro na reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS)”, informou o coordenador da bancada amazonense, senador Eduardo Braga (PMDB-AM).

Também participaram os deputados Henrique Oliveira (PR-AM), Rebecca Garcia (PP-AM) e Sabino Castelo Branco (PTB-AM). Resolvida a nomeação de Thomaz Nogueira para a Suframa – uma indicação do governador Omar Aziz e do senador Eduardo Braga – a bancada apresentou outras indicações.

Para a gerência regional da Caixa, o preferido é o nome de Augusto Carvalho, amazonense que é funcionário de carreira do banco estatal. “Percebemos que havia a indicação de uma pessoa que nem é do Amazonas para dirigir a Caixa. Compreendemos não ser justo e nós da bancada temos o direito de indicar”, reclamou um parlamentar.

O atual presidente da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Pedro Falabella, é o indicado da bancada para a Presidência do Banco da Amazônia (Basa), no lugar do brasiliense Abdias José de Souza. Deputados e senadores do Amazonas também apresentam à Ideli Salvatti o nome de Radyr Gomes de Oliveira para assumir a diretoria de Geração e Operação da Amazonas Energia em Manaus e nos municípios do Estado.

Radyr é o atual diretor do interior e Tarcísio Rosa comanda a empresa de energia na capital. Salvatti pediu aos membros da bancada que encaminhem os currículos para que a Abin faça a “varredura” na vida dos indicados. Para os demais cargos federais no Estado, a bancada vai fazer o levantamento e buscar o consenso a fim de que não haja disputas políticas internas