O Presidente do PMDB e Ex-Deputado Alfredo Afirmou no artigo anterior que Maués é um município extremamente jovem. Segundo o Censo 2010, feito pelo IBGE, o extrato populacional entre 0 e 29 anos é de 68% do total de habitantes. De um total de 52 mil pessoas, os jovens e as crianças somam 35.525 indivíduos. Um quantitativo tão expressivo do conjunto do povo deveria receber atenção prioritária.
No entanto, as iniciativas atuais do Poder Público Municipal são pálidas e sem criatividade, na maioria objetivam apenas diminuir o passivo social, a dívida com o povo, de mais de uma década de abandono da educação em nível fundamental que resultaram na necessidade urgente de expansão da rede de ensino e na reforma de escolas com estruturas ultrapassadas e desconfortáveis.
A educação deve está associada a ganhos em desenvolvimento social e econômico. Não se pode esquecer o direito do estudante de aprender e a obrigação do governo, principalmente o municipal, em assegurar a efetivação desse direito, propiciando ao universo dos agentes do sistema de educação (trabalhadores da educação e estudantes) os meios para obterem melhores resultados: escolas bem estruturadas e equipadas, professores qualificados e bem remunerados e estudantes estimulados para o aprendizado.
Nos dias 19 e 20 de julho passado assistimos as escolas estaduais mostrarem resultados positivos na 5ª Amostra de Gestão. Uma vitória dos gestores e professores obtida a partir do esforço do Governo Estadual em melhorar a qualidade do sistema. Muito ainda há por fazer, mas o compromisso existe e é concreto.
No entanto, a realidade do estudante de nível fundamental do sistema municipal é desoladora, particularmente na zona rural - 45% dos estudantes - e onde é comum se encontrar escolas deterioradas (telhados quebrados, paredes despencando, salas quentes e desconfortáveis, etc) e sem equipamento mínimo para o ensino (sem luz, sem cadeiras com crianças sentadas no chão, sem lousa, etc). Apesar do grande esforço do professor em querer ensinar, os resultados sempre serão aquém do esperado se as condições de ensino são vergonhosas.
Como podemos sonhar com Maués voltando a crescer, gerando renda e qualidade de vida para o povo, se faltam grandes ações e maiores investimentos na educação fundamental?
Para começar um caminho que priorize a educação como alavanca do desenvolvimento social e econômico esta deve ser vista como um direito inalienável do cidadão e como instrumento de desenvolvimento social e econômico, além de ser um fator de inclusão social. Com essa perspectiva poderemos elencar diretrizes e assumir metas e objetivos visando o progresso do município, tais como: modernização da estrutura e infra-estrutura das escolas, erradicação do analfabetismo e expansão do acesso a tecnologia de informação por meio de laboratórios.
Nesta semana em que se comemora o Dia Nacional do Estudante é importante, além das homenagens e festividades, refletir sobre as medidas necessárias para de fato se priorizar a educação e sua função como meio de desenvolvimento sustentável.

Alfredo Almeida – Presidente do PMDB de Maués, foi Secretário Extraordinário do Estado do Amazonas no período de 2004 a 2006, Deputado Estadual no Amazonas na legislatura 1998 a 2002, vereador em duas legislaturas (1988 a 1992/1993 a 1996) e Presidente da Câmara de Vereadores de Maués no período de 1995 a 1996.