Celeiro de personalidades das mais diversas áreas, o Amazonas também é palco e tema de grandes artistas e seus compositores, que mostram a multiculturalidade presente no Estado por meio das canções.


TOADAS DE BOI

1° Ritmo Quente – Boi Caprichoso (1997)

Em 1997, o grupo Canto da Mata compuseram uma toada que se tornou fenômeno no Amazonas: “Ritmo Quente”, grande sucesso nos ensaios do boi Caprichoso e também em eventos turísticos da Capital Manaus, como o Boi Manaus e o Carnaboi. Dançante e com coreografia fácil, o hit “Ritmo Quente” fez o maior sucesso nas rádios da região Norte no ano em que foi lançado e é conhecido até hoje. De acordo com um dos vocalistas do grupo, Mailzon Mendes, a composição nasceu durante uma viagem de ônibus para um município do Amazonas.


BEIRADÃO

2° Deixa Meu Sax Entrar – Teixeira de Manaus (1981)

Precursor de um movimento musical batizado com o nome “beiradão”, que é uma mistura de diversos ritmos, entre eles o carimbó, merengue, lambada, cumbia, forró, salsa, xote e música latina, em “Deixa o Meu Sax Entrar”, Teixeira de Manaus apresenta um ritmo bem característico da região.A música, que ficou famosa nos anos 80 e ainda hoje contagia gerações, é conhecida por ser representar a essência da capital amazonense. A música ‘Deixa o meu sax entrar’ faz parte do álbum ‘Teixeira de Manaus – Solista de Sax Vol. 2’ (Copacabana Discos – 1982).


REGIONAL

3°Amazonas Moreno – Raízes Caboclas (1992)

Canção composta por Celdo Braga e Osmar Oliveira, integrantes do grupo Raízes Caboclas, a canção é considerada o verdadeiro hino do Estado por ser inspirada na floresta Amazônica e nos povos que nela habitam. A composição aborda os rios, as matas, as lendas e mitos da região, primando pela valorização do homem do interior da Amazônia (o caboclo) e dos povos indígenas procurando trazer, com isso, uma conotação de preservação em suas letras.