Elas inspiram o país em diferentes atividades e simbolizam a força feminina na era da globalização.


Forbes - ‎quinta-feira‎, ‎30‎ de ‎maio‎ de ‎2013
 
Em um país comandado pela presidente Dilma, eleita a segunda mulher mais poderosa do mundo, e com 51% da população feminina, as mulheres já avançaram muito.
Entre 2001 e 2011, o número de mulheres que abriu o próprio negócio aumentou 21%, mais que o dobro da taxa de homens, segundo o SEBRAE.

 Veja a seguir as 10 mulheres de negócios mais poderosas do Brasil:

1ª) Graça Foster - CEO da Petrobras
Além de ser a mulher de negócios mais poderosa do Brasil, a CEO da Petrobras é também a 18ª mulher mais poderosa do mundo.
O valor de mercado da petrolífera (US$ 120 bilhões) e o faturamento nas vendas (US$ 144 bilhões) lhe conferem tal poder.
A chave para o futuro da empresa é a Bacia de Campos, uma das mais promissoras bacias de petróleo do mundo.

2ª) Chieko Aoki - CEO dos hotéis Blue Tree Towers
Nascida no Japão, Chieko estudou direito na USP e fundou a rede de hotéis em 1997. A empresa gerou US$ 170 milhões em vendas no ano passado.
Com a chegada da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Rio, espera-se que Chieko vire a “anfitriã” dos turistas estrangeiros.





3ª) Luiza Helena Trajano - CEO do Magazine Luiza
Considerada a rainha do varejo no Brasil, Luiza gerencia uma das maiores redes de lojas do país. A expectativa de crescimento para 2013 é de 15%. Sua habilidade como mulher de negócios chamou a atenção até da presidente Dilma Rousseff, que já a convidou para assumir um ministério.



Adriana Machado - CEO da GE Brasil
Defensora do governo Dilma, Adriana Machado ajudou a trazer o quinto centro de pesquisa da GE no mundo para o Brasil em 2010. Ela diz acreditar que o país tem uma vantagem competitiva na área de inovação, graças a meios alternativos, como parceria com empresas locais, clientes e governo.


5º) Gisele Bündchen - Modelo, filantropa e fundadora da Sejaa Pure Skincare A modelo mais bem paga do mundo ganha mais dinheiro fora das passarelas atualmente. Sua linha de produtos de beleza Sejaa gera quase US$ 1 bilhão por ano. Além disso, é garota-propaganda de marcas como Ipanema, Sky e C&A.







6ª) Sônia Hess de Souza - CEO da Dudalina
Quando Sônia assumiu os negócios da família, a Dudalina era focada em roupas masculinas. A CEO estreou uma marca linha masculina em 2010 e hoje o lucro líquido chega a US$ 190 milhões, com 30% desta renda vindo de coleções femininas.




 
7ª) Claudia Sender - CEO da TAM
Claudia entrou na empresa e já cuidava da divisão doméstica da companhia aérea quando ajudou a TAM a formar, com a chilena LAN, a LATAM, uma empresa que gera anualmente US$ 13 bilhões em vendas.


8ª) Milú Villela - Vice-presidente do conselho do Itaú S.A, presidente do Itáu Cultural e do
 Museu de Arte Moderna de São Paulo
Milú faz parte de uma das mais tradicionais famílias de banqueiros do Brasil e é uma das maiores acionistas do Itaú Unibanco. Mesmo depois de sair da lista internacional de bilionários da FORBES, ela continua muito poderosa.


9ª) Viviane Senna - Presidente do Instituto Ayrton Senna
Viviane não é apenas irmã de Ayrton Senna, o instituto que ela preside dá oportunidade para mais de 9,4 milhões de crianças em 25 Estados brasileiros e tem parcerias com Boeing, Monsanto, Citibank e Coca-Cola.







10ª) Heloisa Helena Assis - Dona do Instituto Beleza Natural
Heloisa procurava uma forma de alisar seus cabelos crespos. Em 1993, fundou o salão de beleza Beleza Natural, no Rio de Janeiro, com sua família.
Hoje, a empresa emprega mais de 1.300 funcionários e tem seu próprio centro de pesquisa, em parte graças ao fato de que 70% da população brasileira têm cabelos como os dela.