A constituição
Federal, denominada “Constituição cidadã”, promulgada pelo Congresso nacional
em 1988 tem no povo toda a fonte de poder. Por isso vários mecanismos foram
criados para o cidadão exercer esse poder de forma representativa. O Poder
Legislativo é a forma clássica de representação, mas foram criadas outras
formas como os conselhos. Esses mecanismos, em síntese, são para impedir, ou
pelo menos, diminuir o roubo, desvio e fraudes dos recursos públicos destinados
a atividades sociais e assistenciais.
Educação é base para o fim da miséria |
Uma das grandes
fontes de avanço e apoio ao desenvolvimento social e cultural é sem dúvida o
investimento em educação básica.
A criação do Fundo
de manutenção e Desenvolvimento da
Educação Básica e de Valorização dos profissionais da Educação – FUNDEB, reflete
a necessária priorização da educação como meio de avanço e progresso social,
econômico e cultural.
Esse fundo deve
ser muito bem utilizado pois ele possui um tempo de vida estabelecido, até
final de 2020. Desde sua criação até agora se passaram 5 e restam 8 anos.
Exemplo de descaso com a educação na zona rural |
E aqui reside a
preocupação. Nesse período passado poucos avanços houveram na educação de nível
fundamental. As mais destacadas ocorrem com a participação do Estado nessa
esfera educacional.
Em 2011, conforme
visto no artigo passado, o município recebeu uma cota de mais de R$ 24 milhões.
Contudo, as taxas de analfabetismo continuam e o desempenho dos estudantes é
sofrível.
De 2007, início de
funcionamento do Fundo, até 2011 o município recebeu quase R$ 100 milhões.
Nesses últimos 5 anos os repasses mais que dobraram o valor saltando de R$
11.859.408,16 para R$ 24.306.723,68. Esse aumento, entretanto, não se reflete
na melhoria das condições de ensino e salários.
Quadro 01 - Evolução Matrícula Educação Básica, Maués - 2007 a 2010
ÁREA
|
2010
|
2009
|
2008
|
2007
|
|
ALUNOS
|
URBANA
|
10054
|
9741
|
10576
|
10390
|
RURAL
|
8731
|
9375
|
9900
|
9352
|
|
TOTAL
|
18785
|
19116
|
20476
|
19742
|
|
PROFESSORES
|
URBANA
|
470
|
407
|
338
|
482
|
RURAL
|
36
|
538
|
472
|
404
|
|
TOTAL
|
506
|
945
|
860
|
886
|
|
ESCOLAS
|
URBANA
|
23
|
20
|
19
|
20
|
RURAL
|
159
|
163
|
164
|
159
|
|
TOTAL
|
182
|
183
|
183
|
179
|
Fonte: Seplan/AM
Em, breve análise,
podemos ver no quadro acima a evolução das matrículas na educação básica. De
2007 a 2010 a matrícula recuou de 19742 para 18785 alunos. No mesmo período a
matrícula na zona rural saiu de 9352 para 8731 alunos. No comparativo com a
evolução da população podemos ver um contraste, pois, ao contrário das
matrículas a população de Maués avançou de 47.020 para 52.236 habitantes, um
crescimento de cerca de 10%. Sendo uma população jovem, é, no mínimo, estranho
esse decréscimo do contingente estudantil na zona rural.
Mais estranho é o
número de professores em atividade na zona rural. Em 159 escolas estão lotados
apenas 36 professores para atender uma demanda de 8731 alunos. E pasmem esses
profissionais, em sua grande maioria, estão vivendo de favor em casas de
comunitários, recebendo baixos salários.
Para continuar
nossa análise passamos a explicar um pouco do que é o FUNDEB.
É um fundo contábil de
natureza financeira, criado pela Lei 11.494 de 2007, onde o Governo Federal, estadual
e municipal destinam 20% dos impostos e transferências constitucionais para sua
constituição. Esses recursos devem ser utilizados exclusivamente na atuação prioritária
do estado ou município no setor de educação.
O Governo Federal é o maior
contribuinte e distribui os recursos de acordo com o número de alunos
matriculados, conforme os dados do censo escolar. São considerados entre os
critérios de distribuição as modalidades (regular, especial, Educação de Jovens
e Adultos – EJA, integral, indígena e quilombola) e os tipos de estabelecimentos
de ensino da educação básica das redes públicas de ensino estaduais e municipais.
O objetivo perseguido é
diminuir as desigualdades sociais e econômicas existentes nas diversas regiões
do país, que tanto afetam o desenvolvimento da educação.
Diante
do cenário municipal exposto e dos objetivos propugnados pelo FUNDEB é evidente
que após 5 anos a situação do município de Maués inspira preocupação, vez que
os resultados alcançados são tímidos para o montante de recursos destinados nos
últimos 5 anos. Principalmente na zona rural onde o recuo e os resultados
negativos são evidentes e inquestionáveis.
Por isso é importante a
presença do cidadão fiscalizando e exigindo eficiência nos gastos dos recursos
públicos destinados a educação básica, pois sem esta sair do subdesenvolvimento
é quase impossível.
Alfredo Almeida – É
maueense, empresário e presidente do PMDB de Maués. Foi Secretário
Extraordinário do Estado do Amazonas no período de 2004 a 2006, Deputado
Estadual no Amazonas na legislatura 1998 a 2002, vereador em duas legislatura
(1988 a 1992/1993 a 1996) e Presidente da Câmara Municipal de Maués no período
1995/1996.
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