A construção da ponte sobre o rio Negro
chegou ao fim. Após anos de trabalho, o senador Eduardo Braga, o governador
Omar Aziz, o vice-governador José Melo, o ex-presidente Lula e a presidenta Dilma Rousseff, inauguraram-na no
dia 24 de outubro passado. Com 3,5 km de extensão, a ponte Rio Negro é uma
realidade amazônica.
A ponte Rio Negro aproximou a população dos
municípios de Manaus, Iranduba, Manacapuru e Novo Airão que juntos somam
1.974.986 habitantes e um PIB próximo a R$
50 bilhões.
Agora é hora de cair em campo para
viabilizar o desenvolvimento dos municípios interligados com a capital.
Inicialmente é importante ressaltar que a
importância da ponte recai sobre vários aspectos econômicos e sociais que
necessitam serem focados para que possam ser potencializados e explorados em
benefício do desenvolvimento local. Gerando um resultado regional positivo, com
superávit na balança comercial destes municípios com Manaus.
Manaus é o maior centro produtor e
consumidor do Norte do Brasil, possui um PIB de mais de R$ 47 bi , sendo o
sexto maior do Brasil e a quarta cidade em arrecadação de impostos. Por tudo
isso o Amazonas possui uma dependência acima de 90% da capital.
Portanto, a redução do tempo e a facilidade
de transporte é o benefício imediato da ponte. Um segundo aspecto, mais
econômico, é a possibilidade dos municípios se beneficiarem da complementaridade
comercial, ou seja, fornecendo produtos para o mercado manauara,
principalmente, Iranduba, um município praticamente conurbado com a capital
amazonense.
A ponte possibilitará, também, uma expansão
dos investimentos nesses municípios, pois já existem leis que estimulam o
investimento nos municípios do interior. Como a lei estadual que permite o
crédito de ICMS aos municípios produtores de insumos para o mercado produtor de
Manaus.
É evidente que não será do dia para a noite
que ocorrerá essa maior dinamicidade econômica dos municípios interligados. De
hoje para adiante será necessário o planejamento urbano e econômico para que os
sonhos de maiores benefícios não se tornem o pesadelo do crescimento
desordenado, particularmente, em Iranduba.
O planejamento será fundamental para o
êxito das possibilidades geradas com a interligação gerada pela Ponte do Rio Negro como a consolidação do pólo cerâmico e oleiro em
Iranduba e Manacapuru e a intensificação do turismo em Novo Airão.
Alfredo Almeida
– É maueense, empresário e presidente do PMDB de Maués. Foi Secretário
Extraordinário do Estado do Amazonas no período de 2004 a 2006, Deputado
Estadual no Amazonas na legislatura 1998 a 2002, vereador em duas
legislatura (1988 a 1992/1993 a 1996) e Presidente da Câmara Municipal
de Maués no período 1995/1996.
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