A construção da ponte sobre o rio Negro chegou ao fim. Após anos de trabalho, o senador Eduardo Braga, o governador Omar Aziz, o vice-governador José Melo, o ex-presidente Lula e a presidenta Dilma Rousseff, inauguraram-na no dia 24 de outubro passado. Com 3,5 km de extensão, a ponte Rio Negro é uma realidade amazônica.
A ponte Rio Negro aproximou a população dos municípios de Manaus, Iranduba, Manacapuru e Novo Airão que juntos somam 1.974.986 habitantes e um PIB próximo a  R$ 50 bilhões.
Agora é hora de cair em campo para viabilizar o desenvolvimento dos municípios interligados com a capital.
Inicialmente é importante ressaltar que a importância da ponte recai sobre vários aspectos econômicos e sociais que necessitam serem focados para que possam ser potencializados e explorados em benefício do desenvolvimento local. Gerando um resultado regional positivo, com superávit na balança comercial destes municípios com Manaus.


Manaus é o maior centro produtor e consumidor do Norte do Brasil, possui um PIB de mais de R$ 47 bi , sendo o sexto maior do Brasil e a quarta cidade em arrecadação de impostos. Por tudo isso o Amazonas possui uma dependência acima de 90% da capital.
Portanto, a redução do tempo e a facilidade de transporte é o benefício imediato da ponte. Um segundo aspecto, mais econômico, é a possibilidade dos municípios se beneficiarem da complementaridade comercial, ou seja, fornecendo produtos para o mercado manauara, principalmente, Iranduba, um município praticamente conurbado com a capital amazonense.
A ponte possibilitará, também, uma expansão dos investimentos nesses municípios, pois já existem leis que estimulam o investimento nos municípios do interior. Como a lei estadual que permite o crédito de ICMS aos municípios produtores de insumos para o mercado produtor de Manaus.
É evidente que não será do dia para a noite que ocorrerá essa maior dinamicidade econômica dos municípios interligados. De hoje para adiante será necessário o planejamento urbano e econômico para que os sonhos de maiores benefícios não se tornem o pesadelo do crescimento desordenado, particularmente, em Iranduba.
O planejamento será fundamental para o êxito das possibilidades geradas com a interligação gerada  pela Ponte do Rio Negro como  a consolidação do pólo cerâmico e oleiro em Iranduba e Manacapuru e a intensificação do turismo em Novo Airão.


Alfredo Almeida – É maueense, empresário e presidente do PMDB de Maués. Foi Secretário Extraordinário do Estado do Amazonas no período de 2004 a 2006, Deputado Estadual no Amazonas na legislatura 1998 a 2002, vereador em duas legislatura (1988 a 1992/1993 a 1996) e Presidente da Câmara Municipal de Maués no período 1995/1996.