A presidente Dilma Rousseff, em visita à Manaus, assinou o programa Bolsa Verde e o Termo de Pactuação com os governadores do Norte do “Plano Brasil Sem Miséria”, nesta quarta-feira (28), no Teatro Amazonas. O evento contou com a participação de sete governadores dos Estados da Região Norte, deputados estaduais e autoridades locais.
Em breve discurso, a presidente Dilma Rousselff ressaltou a importância do programa Bolsa Verde ao dizer que é um estímulo para garantir renda das famílias beneficiadas sem agredir o meio ambiente. A presidente firmou compromisso com Região Norte para a regularização fundiária. “Vamos regulamentar não somente o pequeno agricultor, mas também o médio e grande”, garantiu Dilma.
A presidente agradeceu ao presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), deputado estadual Ricardo Nicolau (PRP) em nome dos parlamentares da Casa e encerrou seu discurso garantindo a sua presença para a inauguração da Ponte sobre o rio Negro, prevista para o dia 24 de outubro.
O governador Omar Aziz citou vários trabalhos realizados em seu mandato, entre eles, o ensino a distancia por meio da Internet e do Pronto Atendimento Itinerante (PAI). “Estamos no rumo certo, vamos capacitar o cidadão que vive em comunidades distantes”, disse o governador, que acredita que o Bolsa Verde é mais uma iniciativa importante para ajudar ainda mais população de baixa renda.
O presidente da ALEAM, deputado Ricardo Nicolau (PRP), ressaltou o programa Bolsa Verde como um complemento de um trabalho que o Governo do Estado já vem fazendo por meio do programa Bolsa Floresta. Nicolau destaca que a preservação do meio ambiente depende também das condições de vida aos povos da floresta.
O Bolsa Verde é um programa federal de transferência de renda para famílias em situação de extrema pobreza que promovam a conservação ambiental, tendo concepção semelhante ao programa estadual Bolsa Floresta.
De acordo com o Governo Federal, serão pagos a cada trimestre, R$ 300 por família dentro do programa, que integra o Plano Brasil Sem Miséria, cujo objetivo é elevar a renda e as condições de bem-estar à população, principalmente de famílias extremamente pobres que ainda não são atendidas de forma integrada nos programas sociais da União.
O Termo de pactuação assinado pelo governador do Amazonas, Omar Aziz e pelos governadores do Pará, Acre, Rondônia, Tocantins; Amapá e de Roraima, tem por objetivo a execução de ações governamentais necessárias à superação da extrema pobreza na região.
Além do lançamento do Bolsa Verde e da assinatura do pacto, representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) assinaram termos de parcerias com cooperativas e associações de produtores do Acre e do Pará.
O Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) também assinou termos de cooperação técnica com os governos do Amapá e Rondônia.
Estava presente à cerimônia a ministra do Desenvolvimento Social à Fome, Tereza Campello e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, além de senadores, deputados federais, estaduais e prefeitos.

Fonte: ALE - AM