Senador Braga e Ministro P. Bernardo
Em audiência nesta quarta-feira (31/08)  da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) presidida pelo Senador Eduardo Braga (PMDB/AM) a região norte foi incluída no Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). A audiência tinha como convidado o ministro das comunicações Paulo Bernardo.
O objetivo do plano é alcançar 40 milhões de domicílios urbanos e pelo menos 1% das localidades das zonas rurais e com a internet de banda larga de  pelo menos 1 mega, atinja todos os municípios brasileiros.
O Amazonas, atualmente, possui duas redes de fibra ótica  e com o plano  deve ampliar a cobertura para 20 redes em 4 anos.  
No mundo moderno a internet é uma ferramenta instantânea de comunicação, de educação e entretenimento e tem crescido vertiginosamente no Brasil.
Internet uma ferramenta de comunicação
Segundo o IBOPE/NIESEN em dezembro de 2010 mais de 79 milhões de pessoas acessaram a internet no Brasil. Um dos motivos para a popularização da WEB é a queda nos preços de computadores e custos de provedores e, também,  a proliferação de locais públicos como as lan houses, que possibilitou a entrada, principalmente, dos jovens da classe C.
Infelizmente a desigualdade social também está presente na WEB. Segundo o IBGE entre os 10% mais pobres, apenas 0,6% tem acesso à internet e entre os 10% mais ricos o uso é de 56,3%. Na região Sul e na Sudeste a internet alcança 26,1 % da população, enquanto nas regiões Norte e Nordeste apenas 11,95.
A chegada da internet de banda larga nos municípios amazonenses é fundamental para a inserção do interior aos benefícios do mundo digital.
Esperemos que a letargia, o descompromisso e a falta de acesso ao governo estadual pela atual administração municipal não prejudique mais uma vez o nosso município e Maués possa estar inserida neste processo modernizante.